Yamaha FZR 1000 (1993-1995): uma fera de mil cilindradas!

Imagem do post Yamaha FZR 1000 (1993-1995): uma fera de mil cilindradas!

10 de outubro - 2024 | Atualizado dia 3 de outubro de 2024

Por: Rafael Moreira

A Yamaha FZR 1000, carinhosamente apelida de “olhos de raposa”, graças aos seus faróis duplos característicos, foi a moto responsável por redefinir o conceito de superbike.

Projetada para ser uma superbike a FZR 1000, além de entregar uma performance impressionante para a época, combinando altas velocidades com excelente ciclística, o que a tornava uma moto completa para os entsu

Mecânica e performance

Em termos de mecânica a Yamaha FZR 1000 é equipada com um motor de quatro cilindros em linha, DOHC, com 20 válvulas e 1002 cilindradas.

Esse motor é conhecido por suas respostas rápidas e um torque impressionante, proporcionando assim uma experiência de pilotagem esportiva

  • Potência máxima: 145 cv a 10.000 rpm
  • Torque máximo: 10,9 kgfm a 8.500 rpm
  • 0-100 km/h: em 2,6 segundos
  • Velocidade máxima: 274 km/h
Foto traseira da Yamaha FZR 1000 (1993-1995).
Foto FB

Além disso, sistema de transmissão de 5 velocidades da FZR 1000 possuía engates precisos, o que aumentava ainda mais a esportividade da moto. A embreagem macia proporcionava maior conforto durante a pilotagem.

Embora superesportivas não sejam famosas por seu consumo de combustível, a Yamaha FZR 1000, apresenta números equilibrados para uma moto voltada para uso extremo.

Com um tanque de combustível de 19 litros, o modelo pode fazer viagens médias sem a necessidade de paradas frequentes para reabastecimento.

  • Consumo médio: 16,3 km/l
  • Autonomia máxima: 310km

O conjunto de suspensão foi projetado para oferecer o máximo de desempenho em altas velocidades, sem sacrificar o conforto.

Com relação a suspensão, o modelo conta com um garfo telescópico invertido e monoamortedor na traseira com ajuste de pré-carga, garantindo assim, a estabilidade da moto mesmo em curvas mais acentuadas.

A Yamaha FZR 1000, foi uma das pioneiras a adotar freios de alta performance.

Na dianteira, o modelo conta com dois discos flutuantes, equipado com pinças de quatro pistões, enquanto, na traseira utiliza um disco simples com pinça de dois pistões. Esse conjunto garante frenagens seguras e eficientes, mesmo em altas velocidades.   

Design e tecnologia

O design da Yamaha FZR 1000 (1993-1995) apresenta linhas agressivas e aerodinâmicas, com carenagens que não apenas deixam a moto mais bonita, como também melhoram a performance aerodinâmica. A dianteira, com farol duplo e entradas de ar, transmitia agressividade e esportividade.

A ergonomia foi pensada para garantir o equilíbrio entre conforto e performance, incluindo um assento confortável tanto para o piloto quanto para o garupa, apesar da posição de pilotagem esportiva.

Foto do painel de instrumentos do Yamaha FZR 1000 (1993-1995).
Foto FB

O painel de instrumentos era completo e de fácil leitura, com velocímetro analógico, conta-giros e luzes indicadoras de nível de combustível, temperatura do motor e hodômetro.

Em termos de tecnologia, a FZR 1000 contava com inovações para a época, como o sistema de exaustão EXUP, que otimiza o toque em baixas e médias rotações. Além disso, a moto também contava com sistema de ignição digital TCI e carburadores Mikuni de 38 mm.

Está gostando do texto? Veja mais sobre outras motos esportivas

Principais pontos positivos

Desempenho

O motor de 1002 cc com 145 cv oferece uma aceleração impressionante e uma velocidade máxima elevada, ideal para quem busca adrenalina.

Tecnologia EXUP

O sistema EXUP melhora a entrega de potência em todas as faixas de rotação, proporcionando uma condução suave e eficiente.

Suspensão ajustável

A suspensão dianteira e traseira ajustáveis permitem personalizar a configuração para diferentes condições de pilotagem, o que aumenta conforto e a estabilidade.

Principais pontos negativos

Consumo elevado

O motor potente da FZR 1000 consumia bastante combustível, especialmente quando pilotada de forma esportiva.

Peso elevado

Com cerca de 236 kg (em ordem de marcha), a FZR 1000 era uma moto pesada para os padrões atuais, o que pode dificultar as manobras em baixa velocidade.

Conforto em longas viagens

Embora seja excelente para pilotagem esportiva, o conforto em viagens longas pode ser comprometido devido à posição de pilotagem agressiva e ao assento mais rígido.

Foto lateral do Yamaha FZR 1000 (1993-1995).
Foto Yamaha/Divulgação

Itens de série

Alguns itens de série que podem equipar o Yamaha FZR 1000 (1993-1995) são:

  • Sistema Exup para controle do fluxo de gases de escape.
  • Carburadores Mikuni para alimentação do motor.
  • Quadro de alumínio Deltabox.
  • Suspensão dianteira ajustável.
  • Monoamortecedor traseiro ajustável.
  • Freios a disco duplo na dianteira e simples na traseira.
  • Faróis duplos.
  • Painel de instrumentos analógico.

Itens opcionais

Esse modelo podia ser equipado com alguns itens opcionais como:

  • Bolha para-brisa mais alta
  • Protetor de motor
  • Escapamento esportivo

A Yamaha FZR 1000 (1993-1995) foi uma superbike que marcou época, oferecendo desempenho de pista em um pacote equilibrado e inovador para a época. Mesmo após décadas de seu lançamento, ela continua sendo uma referência entre as superbikes, despertando admiração por onde passa.

Faça a consulta mais completa do mercado.

Saiba mais

Tags

  • Avaliações de moto

  • Yamaha FZR 1000

  • Yamaha FZR 1000 (1993-1995)