Volkswagen Gol G3 (1999 – 2005) – Avaliação, review e opinião

Imagem do post Volkswagen Gol G3 (1999 – 2005) – Avaliação, review e opinião

8 de junho - 2023 | Atualizado dia 14 de setembro de 2023

Por: Emiliana Marini

Saiba tudo sobre o Volkswagen Gol G3 e descubra quais são os principais pontos fortes e fracos desse modelo.

O Volkswagen Gol da terceira geração foi apresentado ao mercado brasileiro em 1999 e é, para muitos, o melhor Gol já feito em toda a história do modelo.

Isso porque, apesar de ter sido mais uma reestilização profunda do que uma nova geração de fato, ele trouxe refinamentos que só costumavam ser vistos em carros superiores, além de ter sido o único Gol da história a poder receber motor turbo de fábrica e ter iniciado a era dos motores flex na linhagem do compacto.  

O Gol G3 trouxe recursos que só existiam nele e que foram abandonados com a chegada do modelo G4, o que reforçou ainda mais a sensação de qualidade que o G3 passava.  

Design 

Para criar as linhas da terceira fase do modelo, a Volkswagen se inspirou na reestilização da terceira geração do Polo hatch, indisponível no mercado brasileiro, a fim de manter o processo de evolução na família do compacto e deixá-lo ainda mais competitivo diante dos rivais.  

Para isso, o aspecto geral do Gol não foi alterado, mas sim, os detalhes como peças de estamparia, conjunto ótico, para-choques e outros elementos visuais, que ajudaram a quebrar a simplicidade exacerbada do conjunto. 

Na dianteira, novos faróis com lente de policarbonato e as luzes de seta integradas rompiam com o passado, finalmente trazendo o Gol aos novos tempos com peças mais leves e eficientes.

O para-choque continuava essa ruptura com aspecto mais esportivo, trazendo aberturas maiores na porção inferior e inusitados faróis de neblina por projetores (dependendo da versão), um “mimo” raríssimo de se encontrar até os dias de hoje, mesmo entre os carros mais sofisticados. 

De lado, o perfil era idêntico ao da segunda geração, com linhas extremamente limpas e discretas, sem vincos demarcando a carroceria.  

Por fim, na traseira, as lanternas mantiveram a posição vertical, mas vieram com lente lisa e com a região das luzes de ré e seta em transparente, outro elemento que contribuiu para a sensação de modernidade.

Foto feita em estúdio mostrando a traseira e a lateral esquerda de um Volkswagen Gol G3 Sport amarelo.

A placa permaneceu no para-choque e a tampa do porta-malas ficou ainda mais lisa, recebendo um discreto aerofólio na parte superior para as versões mais caras. 

Não compre um Gol G3 antes de consultar o histórico!

Carros usados antigos podem ter muitos problemas no histórico como batidas, roubo e furto, passagem por leilão, débitos, multas e restrições. Para acertar na escolha e evitar problemas, faça a consulta da placa antes de negociar!

Imagem de um botão verde escrito: clique aqui e veja como é fácil fazer a consulta completa!

Mecânica 

Mecanicamente, o Gol G3 manteve a oferta dos mesmos motores 1.0, 1.6, 1.8 e 2.0 do seu antecessor, bem como a plataforma BX aprimorada, mas ele estreou duas novidades que viriam a revolucionar o segmento dos compactos para sempre.  

A primeira e maior delas foi a introdução da tecnologia flex, para o motor 1.6, que permitia a mistura de etanol e gasolina em qualquer proporção e que se tornou padrão em quase todos os carros produzidos no Brasil nos dias de hoje.

A outra, que demorou a se popularizar, foi a introdução do 1.0 sobrealimentado por turbocompressor, antecipando o que hoje é uma tendência na categoria.  

O então novo motor 1.0 turbo entregava até 112 cv e 15,8 kgfm, garantindo um desempenho mais satisfatório do que os dos Gol e Golf com motor 2.0 aspirado, sem prejudicar a economia de combustível. 

Confira as avaliações específicas que nós fizemos sobre alguns modelos do Gol G3:

Interior 

A grande evolução que o Volkswagen Gol G3 trouxe foi na cabine. O interior do G3 é composto por painéis plásticos de variadas camadas e tonalidades, quebrando o aspecto monocromático que era padrão nos antecessores para deixar o ambiente mais sofisticado, normalmente visto em modelos mais caros.  

Foto de detalhe mostrando o painel, o volante, o câmbio e o assento do banco do passageiro do Gol geração 3.

Um dos itens mais marcantes é o cluster de instrumentos com iluminação azul e detalhes vermelhos, dispostos em dois grandes mostradores analógicos com pequenas telas de LCD na parte inferior, além das portas que mantiveram as grandes porções em tecido combinando com os assentos. 

Foto mostrando o painel do carro, as saídas e os comandos de ar e do rádio, o volante e o computador de bordo.

Tecnologia 

A estratégia adotada para o Gol G3 foi um pouco diferente da utilizada nos antecessores. A Volkswagen comercializava o modelo em suas motorizações e oferecia pacotes opcionais variados para cada uma, o que significa que é possível encontrar um Gol 2.0 mais básico e, ao mesmo tempo, um 1.0 mais equipado.  

Ainda assim, de maneira geral, os recursos disponíveis não fugiam muito do que estava disponível para os Gol anteriores: ar-condicionado, direção hidráulica e retrovisores elétricos faziam parte dos pacotes.  

A verdadeira inovação no Gol G3 foi poder equipá-lo com airbags duplos frontais, vidros elétricos nas quatro portas e freios ABS, itens que só se tornariam obrigatórios nos carros nacionais em 2014, mais de uma década depois. 

Saiba mais sobre o Volkswagen Gol G3 versão GTI neste vídeo:

Principais pontos fortes 

Design 

O Gol G3 pegou a receita aplicada no G2 e a melhorou, resultando neste que é, sem dúvidas, o mais europeu de todos os Gol.

As linhas limpas e harmoniosas, além de terem feito o compacto entrar nos anos 2000 com o pé direito, o tornaram referência de beleza e qualidade para os fãs do modelo. 

Acabamento interno

Toda a harmonia que pode ser observada no design externo do Volkswagen Gol G3 também pode ser vista na cabine.

Depois de anos com um interior altamente espartano, o Gol conseguia, pela primeira vez, impressionar aos que o viam por dentro e passar a verdadeira sensação de capricho, mesmo para um carro pensado para ser popular. 

Custo de manutenção 

O tempo passou, mas o G3 manteve a mesma mecânica dos antecessores, o que auxilia bastante na hora dos cuidados mais básicos, tanto pelo fato de achar as peças quanto de comprá-las sem maltratar o bolso. 

Principais pontos fracos 

Equipamentos 

A política de pacotes opcionais parecia ser interessante na teoria, mas na prática, resultou em inúmeros exemplares sem itens mínimos de conforto e comodidade. Achar um exemplar de Gol G3 mais equipado pode levar muito tempo, porque, quem tem, dificilmente pensa em vender. 

Condições de uso

Mais uma vez, temos um Gol que é fácil de ser encontrado no mercado de usados repleto de manutenções pendentes, desde coisas básicas até complexas. Faça uma avaliação detalhada antes de comprar!

Acessórios 

O Gol G3 é um dos preferidos pelos que adoram rechear o carro de acessórios paralelos e isso, em um primeiro momento, não é um problema.

O problema é que quase nunca é possível atestar a qualidade da instalação desses acessórios, então, nossa dica é: prefira os exemplares mais originais que você conseguir encontrar. As chances de dores de cabeça se reduzem drasticamente!

Principais concorrentes diretos 

Faça a consulta mais completa do mercado.

Saiba mais

Tags

  • Avaliações de carro

  • Volkswagen Gol G3