Veja como fazer test drive da forma correta!

Imagem do post Veja como fazer test drive da forma correta!

3 de setembro - 2020 | Atualizado dia 5 de abril de 2024

Por: Emiliana Marini

Vamos te dar 5 dicas de como fazer test drive, para identificar possíveis problemas e garantir a melhor compra do seu próximo carro!

É importante lembrar que o test drive é a melhor forma de identificar problemas mecânicos, por isso, não deve ser deixado de lado, principalmente nas negociações de veículos usados e seminovos.

Test drive: 5 dicas do que observar!

Vamos te mostrar quais são as principais coisas que você deve verificar no veículo para garantir que ele está em boas condições de uso e vai atender às suas necessidades:

Analise o motor

É importante que você fique atento(a) aos ruídos. Um motor que funciona corretamente deve ter um ruído linear e uniforme.

Para que você possa perceber melhor os ruídos do motor, deixe o carro parado e com o capô aberto. Se posicione em frente ao carro e peça para que alguém pise no acelerador para você.

Se o motor tiver algum problema, você poderá ouvir um ruído metálico, principalmente nos momentos de aceleração.

Outro fator que deve chamar a sua atenção é a fumaça branca saindo do escapamento, já que ela também indica que há algum problema com o motor do carro.

Teste os freios

Essa é uma das partes mais importantes do veículo, já que problemas no freio podem levar a acidentes graves.

Para testar o freio do carro, mantenha o pedal de freio levemente pressionado e veja se você consegue sentir algum tipo de vibração. Caso isso aconteça, pode ser um sinal de que os discos estão empenados.

Preste atenção também nos ruídos que o carro faz ao frear. Ruídos metálicos podem indicar que as pastilhas de freio estão gastas.

Se o carro tiver freios ABS, o ideal é que você procure um lugar afastado e seguro para testar o carro, de forma que você possa dar algumas freadas mais bruscas.

Fique atento(a) às trepidações

Para que o test drive seja feito de uma forma mais eficiente, procure por ruas que tenham asfalto irregular.  Assim, você pode identificar se há ruídos suspeitos vindo da suspensão ou do interior do veículo.

Os ruídos vindos do interior do veículo podem indicar que ele é muito rodado. Portanto, fique atento(a) a isso e veja se as condições do carro condizem com a quilometragem de um veículo seminovo ou usado.

Leia também:

Teste as marchas

Teste as marchas do carro de várias formas, com um giro abaixo do normal, com giro alto e fazendo reduções. Assim, será possível identificar se as marchas estão arranhando ou se a embreagem vai exigir reparos em breve.

Não se esqueça de conferir o sistema elétrico

Muitas vezes, pela excitação e a vontade de comprar o carro, é comum que você se esqueça de avaliar o sistema elétrico, mas ele também é muito importante para o bom funcionamento do veículo.

Sendo assim, peça para que alguém acenda os faróis do carro e pisque as setas, enquanto você observa do lado de fora se as luzes acendem corretamente.

Verifique também se as luzes de ABS, Airbags e controle de estabilidade acendem no painel no momento em que você vira a chave.

Dica extra: consulte o histórico completo do veículo antes de comprar!

Veículos seminovos e usados podem ter situações em seu histórico que impedem a transferência ou diminuem o seu valor de mercado como, por exemplo, restrições, gravame, histórico de roubo e furto e batidas.

Com a consulta completa da Olho no Carro, além de ter acesso a todo o histórico do veículo pela placa, você poderá contar com algumas funcionalidades como o gráfico de variação de preço do veículo.

Esse gráfico permite que você saiba qual foi a variação de preço do veículo ao longo de 12 meses, assim fica muito mais fácil definir o melhor momento de compra e evitar carros que desvalorizam muito rápido.

imagem de um botão verde escrito: clique aqui e veja como é fácil consultar o histórico do veículo!

Faça a consulta mais completa do mercado.

Saiba mais

Tags

  • como fazer test drive

  • test drive