Entenda o que é recall automotivo e veja como saber se um carro tem recall pela placa.
Provavelmente, você já ouviu o termo recall em algum momento do seu dia a dia. Seja na televisão, nas propagandas financiadas por grandes empresas, ou em um contato mais pessoal de uma fabricante. Mas você sabe como esse processo funciona? Vamos te explicar tudo sobre esse assunto agora!
O que é recall?
Recall significa “convocação”. No caso dos veículos, esse processo é feito pelo distribuidor ou pela fabricante e tem como objetivo avisar aos compradores que determinados modelos saíram de fábrica com problemas ou falhas técnicas.
Para que ele serve?
O recall serve para que os erros de fabricação sejam reparados, quando possível, ou até mesmo para que seja feita a troca da mercadoria, seja ela qual for, evitando danos aos consumidores.
O surgimento dessa prática deve-se aos direitos básicos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor, que visam garantir a segurança e a informação para o cliente.
Dessa forma, o principal objetivo do recall é precaver situações em que o consumidor possa ser prejudicado, seja em pequena ou grande escala!
Qualquer tipo de acidente ou desconforto causado pelo produto ou serviço é de inteira responsabilidade da empresa e o recall tem grande importância dentro desses ambientes, que optam pela prevenção e rápida reparação a fim de garantir a vida do outro.
Você pode se interessar por estes assuntos também:
O que diz o Código de Defesa do Consumidor?
Como falamos, o recall é uma resposta aos objetivos previstos pelo CDC. A Lei nº 8.078/90 prevê, em seu artigo 10, que o fornecedor não pode, sob circunstância alguma, colocar no mercado produtos ou até mesmo serviços que apresentem qualquer tipo de periculosidade ou nocividade para o cliente.
Então, quando algum problema acontece após a inserção do produto no mercado, a fabricante deve trabalhar na comunicação desse problema tanto para as autoridades competentes quanto para os consumidores da sua marca.
Esse comunicado, segundo a lei, deve ser feito em anúncios publicitários. Por isso, costumamos ver, por exemplo, marcas de carros fazendo comunicados de recall em canais de comunicação em massa, como as emissoras de TV.
O recall tem como principal objetivo proteger a vida e a saúde dos consumidores, por isso, quando você for convocado, deve dar muita atenção!
No caso do setor automotivo, sempre que é feita a notificação de recall de veículos, os proprietários têm direito de ir até as concessionárias para fazer o conserto solicitado sem pagar nada.
Como saber se um veículo tem recall pela placa?
Com a consulta completa da Olho no Carro, além de puxar o histórico do veículo, você poderá verificar informações de recall, com detalhes sobre o comunicado.
Entre as informações disponíveis nessa consulta estão: sinistro (batidas), histórico de roubo e furto, débitos, multas, restrições, opinião do dono, preço das principais peças e comparativo de modelos.
E a grande vantagem é que, para fazer essa consulta, você só precisa saber o número da placa.
