Saiba quais são os 5 principais golpes na negociação de veículos!

Imagem do post Saiba quais são os 5 principais golpes na negociação de veículos!

7 de outubro - 2020 | Atualizado dia 9 de abril de 2024

Por: Emiliana Marini

Não importa se você é o comprador ou o vendedor do veículo, você sempre poderá cair em algum tipo de golpe. Por isso, nós vamos te mostrar quais são os principais golpes na negociação de veículos e como evitar esses problemas!

Confira os 5 golpes mais comuns na negociação de veículos!

Esses são os golpes mais praticados no Brasil nos últimos anos, então, fique atento(a) na hora de negociar.

Golpe do pagamento falso

Esse golpe é um dos mais comuns e atinge os vendedores de carro. Nele, o comprador simula que fez o pagamento do veículo com cheques sem fundo ou comprovantes falsos de transferência. 

Para evitar problemas com golpes desse tipo, você deve fazer um bom contrato de compra e venda, para poder recorrer na Justiça se o pagamento não for feito.

Para garantir ainda mais segurança, é importante registrar esse contrato em cartório, com reconhecimento de firma.

Você pode se interessar por estes assuntos também:

Fuga do test drive

Outro golpe que atinge os vendedores de veículos é a fuga do test drive. Nesse caso, o comprador pede dar uma volta com o carro, para avaliar as condições de uso, mas ele nunca mais volta.

A forma mais fácil de evitar esse tipo de golpe, é nunca deixar que o comprador ande sozinho com o seu veículo!

Durante a negociação, deixe claro que a condição para que seja feito o test drive, é que você vá junto. Assim, você pode guiar o trajeto, evitando que ele vá com o seu carro para lugares que ficam muito longe de onde você mora.

Mas atenção: antes de ir, avise para as pessoas próximas e vizinhos que você fará esse percurso e em qual dia e horário.

Com essas informações, se algum problema acontecer, as pessoas poderão entrar em contato com a polícia e agilizar o processo de recuperação do seu veículo.

Golpe do carro roubado

Dessa vez, a vítima é o comprador do veículo. Esse golpe também é muito comum e, além de causar prejuízos financeiros, pode levar a processos judiciais.

Isso porque, quando alguém compra um carro roubado (que está com a restrição de roubo e furto ativa) e é parado em uma blitz policial, além de ter o veículo apreendido, terá que provar que não foi o autor do crime e que não sabia que o veículo era roubado antes de comprar.

Por isso, é muito importante consultar o histórico completo do veículo antes de negociar!

Assim, você pode saber se o carro é roubado, se já foi batido, se tem passagem por leilão, restrições, débitos e muitas outras situações, que podem diminuir o valor de tabela ou até mesmo impedir a compra.

imagem de um botão escrito: clique aqui e veja como é fácil consultar um veículo pela placa

Golpe do anúncio falso

Esse é mais um golpe comum que atinge os compradores de veículos. Nele, o vendedor anuncia o veículo por um preço super atrativo e diz que trabalha para uma grande loja de carros. 

Ao perceber o interesse do comprador, ele diz que o modelo do anúncio está sendo muito procurado e que, para garantir a compra, é necessário fazer o depósito de uma parte do dinheiro.

Mas, a verdade é que, na maioria das vezes, o veículo nem existe e tudo não passou de uma grande farsa .

Para evitar esse tipo de golpe, é importante checar se o anúncio é verdadeiro, procurando no site da loja em que o vendedor supostamente trabalha. 

Além disso, sempre desconfie de quem pede algum depósito antes da venda, essa prática não é comum entre os vendedores de veículos que são honestos.

Golpe do falso intermediário

Nesse caso, o golpista engana duas pessoas ao mesmo tempo:

Primeiro, ele entra em contato com algum anunciante de veículo e pede informações detalhadas sobre o carro, falando que está negociando para revender e que a pessoa que vai avaliar o veículo não pode saber sobre valores e forma de pagamento.

Depois disso, ele clona o anúncio desse proprietário com uma oferta mais atrativa para o mesmo carro.

Após algum tempo, algum comprador interessado entra em contato e o golpista negocia o veículo, dizendo que a negociação é, na verdade, para outra pessoa.

Então, ele passa o endereço do proprietário real, para que o comprador interessado possa avaliar o veículo, e como o proprietário também foi enganado, eles não falam em valores e formas de pagamento durante esse encontro.

Por fim, o golpista passa a conta de uma terceira pessoa para que seja feito o depósito do valor pedido pelo veículo e as duas pessoas enganadas só ficam sabendo do golpe na hora da transferência. Fonte G1

Para evitar esse tipo de problema, sempre desconfie de anúncios muito atrativos e converse sobre o máximo de detalhes possíveis durante a negociação, pessoalmente.

Esses são os principais golpes na negociação de veículos. Compartilhe este texto para que outras pessoas possam evitar esses problemas!

Faça a consulta mais completa do mercado.

Saiba mais

Tags

  • golpes na compra de veículos

  • negociação de veículos