Um das principais dúvidas dos donos de carro é: gasolina ou álcool? Como saber qual é a melhor opção? Se você tem essa dúvida, aprenda aqui como fazer a escolha certa!
Para te explicar melhor, vamos dividir esse assunto em duas partes:
Quando compensa abastecer com gasolina?
Normalmente, o rendimento da gasolina é maior do que o do álcool, ou seja, você consegue rodar mais quilômetros com 1 litro de gasolina.
Mas nem sempre ela é a melhor opção, porque costuma ser mais cara do que o álcool, além de ser mais poluente.
Como a gasolina é um combustível derivado do petróleo, a oscilação de preço do barril de petróleo impacta diretamente no preço desse combustível. Por esse motivo, o preço da gasolina sobe mais do que o preço do etanol.
Então, quando compensa abastecer o carro com gasolina? A resposta é: quando o veículo for percorrer longas distâncias, porque a necessidade de parar para abastecer será menor durante a viagem.
Está pensando em comprar um carro usado?
Seja ele à gasolina, álcool ou flex, nunca se esqueça de consultar o histórico do veículo antes de comprar.
Assim, você pode evitar a compra de veículos batidos, roubados e de leilão, ou até mesmo negociar o melhor valor, de acordo com o seu interesse.

Quando compensa abastecer com álcool?
Enquanto a gasolina é derivada de um um recurso finito (petróleo), o etanol é um combustível renovável. Ele é, normalmente, derivado da cana de açúcar, mas também pode ser extraído de vegetais, como o milho.
Por esse motivo, o etanol é mais barato e menos poluente do que a gasolina, mas como já dissemos, tem um rendimento bem menor.
Além disso, há um outro fator que costuma incomodar quem escolhe abastecer o carro com álcool: nos dias frios, é mais difícil dar a partida.
Então, quando compensa abastecer com álcool? Quando o preço do etanol for, no máximo, 70% do preço da gasolina!
Gasolina ou álcool? Veja como fazer o cálculo para saber qual compensa mais!
Como já dissemos, compensa abastecer o carro com etanol quando o preço dele for, no máximo, 70% do preço da gasolina.
O cálculo que te ajuda a definir se compensa mais abastecer com gasolina ou álcool é o seguinte:
Preço da gasolina x 70% (0,7) = Preço do álcool que compensa pagar
Então, se o preço do álcool estiver igual ou menor do que esse resultado do cálculo, é porque compensa abastecer com etanol.
Você pode se interessar por estes assuntos também:
- Carro flex é bom?
- Como saber o consumo de combustível do carro?
- 10 dicas para economizar combustível em viagens longas!
É possível abastecer um carro Flex com álcool e gasolina ao mesmo tempo?
Sim. Inclusive, os carros flex foram desenvolvidos justamente para isso.
E pode ficar tranquilo, o fato de misturar os dois combustíveis não vai prejudicar o motor do seu veículo Flex. Até porque, a gasolina que é comercializada no Brasil, já é misturada com cerca de 25% de álcool.
Agora, uma dica importante: independente da escolha que você fizer, seja gasolina ou álcool, você precisa estar atento aos combustíveis adulterados.
Sempre que for abastecer o seu veículo, dê preferência aos postos das grandes redes, porque assim você diminui o risco de abastecer com combustível de má qualidade.
Os combustíveis adulterados, além de serem consumidos muito rápido, podem causar problemas nas peças do motor ao longo do tempo.
Pronto! Agora você já sabe como encolher entre gasolina ou álcool. Que tal compartilhar este texto com alguém que também tem essa dúvida?