Novo Fiat Fastback eleva o nível do portfólio da marca e traz um aperitivo dos Abarth!

Imagem do post Novo Fiat Fastback eleva o nível do portfólio da marca e traz um aperitivo dos Abarth!

13 de fevereiro - 2023 | Atualizado dia 4 de julho de 2023

Por: Emiliana Marini

Confira o teste de uma semana que nós fizemos com o Fiat Fastback Limited Edition.

Já se passaram sete anos desde o começo da forte investida da Fiat em sua repaginada completa no mercado brasileiro, buscando retomar a liderança das vendas e corrigir erros passados com produtos que não emplacaram no país, ou pior, deram prejuízo tanto para a montadora quanto para inúmeros clientes.  

O primeiro desses produtos foi o Argo, um hatch compacto que inaugurou a plataforma modular MP-1 projetada exclusivamente para o mercado latino. Deu tão certo que, com o passar dos anos, a arquitetura modular passou por alterações para equipar carros maiores e mais sofisticados. 

Um desses modelos é o inédito Fastback, segundo SUV da fabricante italiana no Brasil e segundo SUV-coupé de marca generalista a ser vendido por aqui, pensado para democratizar a moda nascida no mercado de luxo com o X6, da BMW, e elevar o nível dos modelos da Fiat no nosso país. 

Nossos amigos do Volta Rápida receberam o Fiat Fastback Limited Edition para a avaliação padrão de uma semana! 

Tabelada atualmente em R$ 158.490, trata-se da variante mais cara do SUV-coupé e traz um conjunto mecânico assinado pela divisão esportiva Abarth, indisponível nas mais baratas. 

Derivado direto do Pulse, que já testamos nas versões Impetus e Drive 1.3 com câmbio automático, o Fastback também é construído sobre a plataforma MLA, mas com toques da MP-S, usada pelo Cronos, para abrigar a carroceria mais comprida, necessária para criar a silhueta esguia de coupé sem afetar drasticamente o espaço dos passageiros.

Foto da lateral esquerda de um Fiat Fastback Limited Edition cinza, que está estacionado em frente ao muro de uma casa.

O resultado foi um SUV-coupé de porte compacto que é 2 cm mais comprido do que um Jeep Compass (um SUV médio) e que traz um porta-malas digno de sedan, capaz de acomodar 516 litros de bagagem, superando todos os SUVs compactos do Brasil com folga.

Foto mostrando o espaço interior do porta-malas do carro.

Os 600 litros que a Fiat divulga nas suas campanhas de marketing são em um padrão de medição que nenhuma outra montadora usa, por isso, não consideramos válido. 

O Fiat Fastback é oferecido em 3 versões. 

A de entrada Audace e a intermediária Impetus compartilham o motor 1.0 “Turbo 200” da família GSE/Firefly que estreou no Pulse, capaz de gerar até 130 cv e 20,4 kgfm de potência e torque máximos com etanol, além da mesma transmissão automática do tipo CVT, que também estreou no Pulse e é usada pela Toyota nos Yaris hatch e sedan.  

Já o Fiat Fastback Limited Edition apela para o 1.3 “Turbo 270” que estreou no facelift da picape Toro, capaz de gerar até 185 cv e 27,5 kgfm, trabalhando com um câmbio automático convencional de seis marchas.  

É o segundo carro mais leve da Stellantis no Brasil a usar esse motor, por isso, a proposta do Limited Edition beira a esportividade – não por acaso, o modelo traz menções ao escorpião da Abarth por todos os lados, apesar de não ter sido totalmente preparado pela divisão como o recém-apresentado Pulse Abarth. 

Foto da traseira de um Fiat Fastback Limited Edition cinza que está estacionado em frente ao muro de uma casa.

Veja também as avaliações completas que nós fizemos sobre os principais concorrentes do Fiat Fastback 2023 Limited Edition:

O Fastback traz uma lista considerável de equipamentos de série desde a versão mais barata. 

A configuração Audace traz itens como:  

  • Conjunto ótico totalmente em LEDs; 
  • Rodas aro 17 diamantadas; 
  • Ar-condicionado digital; 
  • Central multimídia com tela de 8,4 polegadas e espelhamento sem fio para smartphones; 
  • Câmera de ré; 
  • Sensores traseiros de estacionamento; 
  • Carregador de smartphones por indução; 
  • Pacote de assistências semiautônomas com farol alto automático, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa com correção de direção. 

Já o Fiat Fastback Limited Edition, apesar de estar no topo, traz o mesmo nível de equipamentos da intermediária Impetus, diferenciando-se apenas pelo conjunto mecânico.  

A lista de itens de série engloba:  

  • Faróis de neblina em LED com função de luz estática de conversão; 
  • Rodas aro 18; 
  • Sensores dianteiros de estacionamento; 
  • Painel de instrumentos 100% digital; 
  • Bancos em couro;
  • Retrovisores com rebatimento elétrico.  

Como opcionais, os serviços integrados do pacote Connect////Me e rodas com acabamento diamantado completam a lista da configuração mais cara. Por padrão, o teto vem sempre em preto brilhante, independentemente da cor da carroceria. 

Saiba mais sobre o Fastback Limited Edition neste vídeo:

Por dentro, com exceção de alguns detalhes, o interior do Fastback é o mesmo do Pulse. 

As diferenças, além do caimento do teto na traseira, estão nas saídas traseiras de ar-condicionado, que não existem no Pulse, e no console central elevado que abriga dois porta-copos, apoio de braço e os controles do freio eletrônico de estacionamento com função Auto Hold.  

No mais, toda a cabine compartilha seus componentes e acabamentos com o Pulse, o que é bom por facilitar eventuais reparos futuros, mas é ruim por frustrar a quem esperava um ambiente mais refinado ou espaçoso. 

Foto mostrando o painel, o volante, o câmbio, os controles e saídas de ar , os detalhes do interior e os assentos dos bancos dianteiros do carro.

Apesar do imenso porta-malas, o Fastback traz os mesmos 2,53 m de entre-eixos do Pulse, decepcionando quem desejava um veículo maior para levar a família.

O porte do SUV-coupé engana pelas fotos, pois o comprimento e as grandes rodas aro 18 sugerem se tratar de um carro muito maior do que é, de fato, o que também não ajuda a amenizar a sensação de que a Fiat deveria ter caprichado mais nesse aspecto. 

Foto tirada de lado mostrando os bancos dianteiros do carro, que são de couro com costuras em cinza claro.

Na pista o carro surpreende bastante, pelo conjunto mecânico poderoso.  

O pequeno 1.3 sobrealimentado despeja todo seu torque nas rodas dianteiras já aos 1.750 rpm, o que faz com que o Fastback avance com muita rapidez e esperteza, apoiado com firmeza pelos pneus 215/45 que calçam os aros 18.  

Seu rodar chega a ser mais duro do que o cliente Fiat está acostumado, mas é um preço a se pagar para ter um veículo de desempenho acima da média que seja capaz de rodar e fazer curvas sem que nada saia do controle. 

Um botão vermelho com o desenho do escorpião da Abarth no volante é responsável por ativar o modo Sport, mas não é preciso usá-lo para extrair todo o potencial do SUV italiano: basta pisar fundo para o câmbio reduzir algumas marchas e a turbina começar a assobiar, deixando a experiência altamente interessante.  

Foto de detalhe mostrando o volante do carro.

Falando em câmbio, ele permite trocas manuais na própria alavanca ou nos paddle-shifters do volante e seu comportamento melhorou bastante em relação a outros carros que o utilizam, porque parou de segurar marchas mais baixas sem necessidade para aproveitar a grande elasticidade do motor e, de quebra, economizar combustível: nossa média geral com gasolina foi de 14 km/l. 

Após cerca de 550 km percorridos, as impressões ao volante do Fiat Fastback Limited Edition agradam bastante, mas não são perfeitas. 

Tanta semelhança com o Pulse pode atrapalhar a experiência com o SUV-coupé que deveria ter corrigido algumas falhas de acabamento do irmão menor, mas que continuam aparecendo aqui (como o porta-luvas que parece desencaixado e o desalinhamento dos forros de porta com o painel), além do espaço interno que deveria ser melhor em um carro desse tamanho.  

Ainda assim, encostando nos 160 mil reais, o Fastback Limited Edition representa um excelente custo-benefício por combinar o ótimo pacote tecnológico a um conjunto mecânico que consegue aliar desempenho e economia como poucos.  

O italiano anda mais do que a grande maioria dos rivais, gasta tanto ou até menos do que eles e ainda traz um design que se mostrou, sem exageros, um ímã de olhares por onde passamos. 

Outros concorrentes:  

Faça a consulta mais completa do mercado.

Saiba mais

Tags

  • Avaliações de carro

  • Fiat Fastback

  • Fiat Fastback Limited Edition