Comprar carros batidos é algo que acontece frequentemente no mercado de usados e seminovos. Então, se você quer saber se o carro já foi batido antes de comprar, é melhor conferir as nossas dicas!
Por que é importante saber se o carro já foi batido?
Saber se um carro já foi batido é importante para evitar problemas com as seguradoras. Muitas seguradoras não aceitam veículos sinistrados e, quando aceitam, os seguros são bem mais caros do que o normal.
Além disso, os carros que já foram batidos, podem ter problemas estruturais que não são percebidos a olho nu. Por esse motivo, além de fazer a vistoria do veículo, é importante fazer uma consulta veicular.
Também vale lembrar que, alguns veículos sinistrados podem ter passagem por leilão, o que faz com que eles percam de 30% a 50% do seu valor de mercado, mesmo que estejam em boas condições de uso.
Como saber se o carro já foi batido?
Saiba quais são as partes do carro que você precisa verificar com mais atenção:
1 – Faróis
Se os faróis estiverem desalinhados, o carro pode ter sofrido alguma batida de frente.
2 – Capô
Se houver alguma folga entre o capô e o para-lamas do carro, pode ser que o veículo teve as suas peças trocadas.
Você também pode verificar se as peças do capô ainda têm as etiquetas. Normalmente, as peças que vêm de fábrica contém essa identificação e as peças de troca não.
3 – Pintura
Se houver tons de tinta diferentes, o carro pode ter sido pintado após uma batida. O ideal é verificar a pintura com o carro no sol, já que assim é mais fácil perceber essas diferenças.
4 – Lataria
Se houver soldas ou cortes, pode ser que o carro já foi batido na traseira. Para conferir melhor, tire o pneu de estepe de dentro do carro.
Como saber se o carro já foi batido pela placa?
Depois de fazer a avaliação física do veículo, para poder ter a certeza de que um carro já foi batido, o ideal é que você faça uma consulta veicular completa.
Isso porque, as dicas que te demos até agora, servem apenas como um alerta para desconfiar que o carro já foi batido, não como uma forma de ter certeza de que isso aconteceu.
Por meio da nossa consulta, você vai ter um relatório completo sobre o veículo que comprova se o sinistro aconteceu e vai poder negociar com muito mais segurança!

IMPORTANTE: as informações sobre sinistro só aparecerão nas consultas se o proprietário tiver acionado a seguradora.
O que é sinistro de veículos?
O sinistro acontece quando os veículos sofrem algum dano estrutural, por terem se envolvido em um acidente, caso tenham sido roubados/furtados, ou até mesmo por causa de desastres naturais (enchentes) ou ação de terceiros.
E o indício de sinistro é o apontamento que a seguradora faz de que o proprietário já acionou o seguro do veículo por algum desses motivos.
Conheça as 3 classificações de sinistro de veículos!
Pequena monta
Quando o carro sofreu uma batida leve, com poucos danos, que não comprometeram a sua estrutura.
Média monta
Quando a batida afetou partes estruturais importantes do carro, mas ele pode ser recuperado.
Grande monta
Quando a batida provocou danos graves ou até mesmo a perda total do veículo.
Como desbloquear um carro com sinistro de média monta?
Os carros que são classificados como de média monta, ficam bloqueados até que sejam regularizados. Para fazer o desbloqueio de um carro nessas condições, você precisa fazer a vistoria do veículo.
Depois disso, é só até o Detran levando o laudo da vistoria, o CRLV e os documentos pessoais do proprietário para solicitar o desbloqueio.
*Esse procedimento varia de um estado para o outro. Consulte as etapas específicas no Detran do seu estado!
O que acontece com os carros sinistrados?
Se o carro sinistrado sofreu danos estruturais leves ou médios e, por isso, pode ser recuperado, a seguradora vai recuperar esse veículo e devolvê-lo ao proprietário.
Já nos casos em que houve um comprometimento estrutural grave ou a perda total, o veículo fica com a seguradora e o proprietário é indenizado. Após isso, a seguradora disponibiliza o veículo para leilão.
Você pode se interessar por estes assuntos também:
- Comprar carros em leilão vale a pena? Veja como comprar com segurança!
- Dicas para identificar carros roubados ou furtados!
- 4 reparos que podem renovar o seu veículo usado!
- Como pagar mais barato no seguro do carro?
Afinal, comprar carros batidos vale a pena?
Se o carro não tiver danos estruturais graves, talvez o preço atrativo do veículo compense a compra.
Mas, é importante lembrar que os veículos com indício de sinistro têm uma dificuldade maior de serem aceitos pelas seguradoras e, quando são aceitos, os seguros são bem mais caros.
Sendo assim, ao pensar em comprar carros que já tenham sido batidos, avalie atentamente esse fator para entender se o preço atrativo do veículo realmente compensa.