Já pensou em pilotar um carro de corrida, desses da Nascar, Stock Car, entre outras categorias? Sabia que em alguns casos isso é possível graças às montadoras? Não sabia? Pois é, alguns desses modelos que estão nas pistas contam com versões de passeio.
E esse é o assunto deste texto. Aqui vamos te mostrar carros de corrida incríveis que receberam versões de rua, ou que fizeram o caminho contrário, e foram das ruas, às pistas.
Carro de corrida: top 3 modelos que contam com versões de rua!
Chegou a hora de conferir os 3 carros de corrida que são usados em campeonatos de automobilísmo e que contam com versões de rua:
1 – Chevrolet Camaro ZL1

Atual carro da Chevrolet na principal divisão da Nascar, o Camaro ZL1 para as ruas tem diversas versões. Uma delas conta com um motor V8 de 650 cv de potência, com opção de câmbio automático de 10 marchas ou manual de 6.
O Chevrolet Camaro ZL1 conta ainda com um seletor de modo de dirigibilidade, que altera, por exemplo, a rigidez dos amortecedores e a suspensão, tornando o carro mais focado em conforto ou desempenho.
Nos Estados Unidos, o modelo 2023 está sendo comercializado por, aproximadamente, 70 mil dólares, o que daria mais ou menos 380 mil reais em conversão direta, sem incluir taxas de importação e impostos.
2 – Porsche 911 GT3

Utilizado na Porshe Cup, o 911 GT3, em sua versão de rua, é equipado com um motor 4.0 de seis cilindros, que entrega 510 cv de potência e 47,5 kgfm de torque, que fazem o modelo ir de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.
Com um motor forte como esse, claro que o Porsche 911 GT3 seria um grande consumidor de combustível. Ele tem um índice de consumo de, aproximadamente, 6 km/l.
Se você quer ter um carro desse, vai precisar muito preparar o bolso. Mesmo usado, o modelo 2022 tem preço tabelado em R$ 2,2 milhões e um IPVA que pode sair em torno de R$ 90 mil ao ano.
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Aqui você tem a possibilidade de acessar dados como:
- Batidas (sinistros);
- Débitos e multas;
- Histórico de roubo e furto.
E muito mais.

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3 – Toyota Corolla Gazoo Racing

O clássico sedan japonês Toyota Corolla é utilizado no Stock Car, principal campeonato de automobilismo do país. Ele é preparado pela Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota.
A atual versão de rua do Corolla XEi tem um motor de 177 cv de potência e 21,4 quilos de torque. Além de todo o confoto e detalhes luxuosos do modelo, ele entrega com câmbio CVT de 10 marchas e direção com assistência elétrica.
O Toyota Corolla faz de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, atinge 205 km/h de velocidade máxima e faz 12 km para cada litro de gasolina. Esse modelo é vendido por aproximadamente R$ 155 mil.
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Carro de corrida x Carro de rua: quais são as diferenças?
Não se trata apenas de uma adaptação. Um carro de corrida é bastante diferente de um carro de rua, que preserva apenas algumas características dos modelos de competição, como a aparência, por exemplo.
Vamos observar um pouco mais a fundo?
Estrutura e segurança
O carro de corrida conta com uma proteção chamada célula de sobrevivência, que é como uma “gaiola de aço” super-resistente que protege a integridade do piloto que está sempre exposto aos acidentes e batidas.
Já em um carro de passeio, as preocupações dos engenheiros também vão para o lado da segurança, mas eles juntam isso com vários fatores como conforto, facilidade de dirigir, estabilidade para a estrada e muito mais.
Motor
O motor de um carro de corrida é preparado para aquele tipo de atividade e costuma ser muito mais potente do que o de um carro de rua.
Ele trabalha com um número muito maior de giros, potência e torque, por isso, consome mais combustível.
Comandos no volante
Com o avanço da tecnologia ficou mais fácil suportar tantas horas de corrida. O piloto conta com uma série de comandos pelo volante, como câmbio borboleta (paddle shift), rádio de comunicação com a equipe, dispositivo para tomar água, além de poder fazer alguns ajustes rápidos no carro.
Já os carros de rua também contam com comandos no volante, mas sem essa necessidade competitiva. O condutor encontra controle de farol, pisca-alerta, central multimídia, ar-condicionado e muito mais.
Pneus
Até os pneus usados nos carros de corrida são diferentes. Em algumas categorias, eles são divididos em quatro tipos de composto:
- Macios slick, sem ranhuras, com maior aderência e menor durabilidade;
- Duros slick, sem ranhuras, com menor aderência e maior durabilidade;
- Intermediários, com ranhuras, para pista com chuva fraca / média;
- De chuva, com ranhuras, para pista muito molhada e chuva forte.
Enquanto isso, os carros de rua usam pneus comuns, com ranhuras, para sempre ter estabilidade e segurança.
Adaptações aerodinâmicas
Um carro de corrida tem necessidades aerodinâmicas, então não é difícil encontrar aerofólios e asas nesse tipo de veículo, para reduzir o arrasto.
Carros de rua, por sua vez, raramente contam com alguma solução aerodinâmica desse tipo.