Chevrolet Onix G1 (2013 – 2019) – Avaliação, review e opinião

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8 de setembro - 2021 | Atualizado dia 10 de maio de 2024

Por: Emiliana Marini

Veja todos os detalhes do Onix G1 e saiba quais são os principais pontos fortes e fracos desse modelo. 

A primeira geração do Chevrolet Onix foi lançada no Brasil no segundo semestre de 2012 e não é exagero dizer que foi um marco para a montadora, já que o modelo tinha a missão de disputar no acirradíssimo segmento dos hatches populares, que recebia outros novos integrantes na mesma época. 

Esse modelo elevou o patamar da Chevrolet no mercado nacional após anos de fracassos com outras apostas na categoria.  

Design 

O Onix é, para muitos, o modelo mais bonito da sua época no “segundo escalão” do portfólio da GM (o dos carros mais baratos).  

A montadora amargava as duras críticas ao desenho polêmico do Agile, além de não ter conseguido conquistar clientes com o estilo diferente do Sonic.

Apenas o Cobalt e o Spin se saíam bem em seus segmentos, embora também não agradassem pelo desenho. Com o Onix, a Chevrolet quis mudar isso. Para tal, a receita foi trazer um estilo mais tradicional, com o qual o público já estivesse familiarizado. 

Diferente do Agile, o Onix G1 apostou em um desenho com linhas conhecidas e até mesmo parecidas com as de alguns rivais, como o VW Gol. Não é tão ousado quanto o HB20, mas deu certo. 

A dianteira traz faróis horizontais de parábola única, com detalhes azuis para as luzes de posição (nas versões mais caras), além da grade dividida por uma barra na cor da carroceria e a gravata dourada.  

De perfil, a linha de cintura ascendente casa com os vincos dos para-lamas e confere dinamismo ao desenho.

Já na traseira, as lanternas se dividem entre elementos vermelhos e cristal ou fumê (dependendo da versão) e a vigia traseira arredondada embaixo chama atenção, decorada por um discreto aerofólio na parte superior. 

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Mecânica 

O Onix é mais um produto da plataforma Gamma 2, mais conhecida como GSV (sigla para Global Small Vehicle).

Derivada da Gamma 1, ela foi desenvolvida pela divisão coreana da GM e é um dos principais motivos do sucesso do compacto, pois é uma plataforma do tipo modular, e foi graças a isso que a Chevrolet conseguiu reduzir custos de desenvolvimento, lançando um produto de precificação agressiva diante da concorrência. 

Ele foi lançado com duas opções de motorização aspirada e Flex: 1.0 e 1.4, ambos da chamada Família I e dotados de quatro cilindros. O 1.0 gera até 80 cv e 9,8 kgfm quando abastecido com etanol, enquanto o 1.4 gera até 106 cv e 13,9 kgfm.  

Inicialmente, a única transmissão disponível era manual de cinco velocidades, mas uma nova opção veio com o tempo: a caixa automática de seis velocidades, que já equipava modelos como Sonic e Cruze.  

No mais, os típicos freios a disco somente na dianteira e suspensão traseira por eixo de torção compõem o pacote do compacto. 

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Interior 

Diferente do exterior, a cabine do Onix G1 aproveitou algumas soluções presentes em outros modelos para compor seu conjunto, a começar pelo volante utilizado no Cruze e no Sonic.

A diferença fica por conta dos controles de piloto automático e multimídia, ausentes da peça presente no Onix.  

Do Sonic também veio a inspiração para o painel de instrumentos, com conta-giros analógico e velocímetro digital, ambos dispostos de maneira que lembram os mostradores tipicamente utilizados em motocicletas. 

A disposição dos elementos principais também é a mesma encontrada no painel do Sonic: saídas de ar, controles de ar-condicionado, posição do rádio/multimídia, etc. 

Mas o acabamento geral é mais simples no Onix, trazendo bastante plástico rígido com poucos detalhes cromados ou em tons diferentes do preto.  

Dois grandes porta-objetos se destacam ladeando a região do sistema de entretenimento e pequenos apliques cromados, decorando as saídas de ar e maçanetas das portas, buscam dar um mínimo toque de sofisticação. 

Saiba mais sobre o Onix G1 neste vídeo:

Tecnologia 

Como todo compacto de entrada, o Onix G1 não chegou esbanjando tecnologia, mas a Chevrolet aproveitou o lançamento do modelo para incluir nele algo que viria a ser um fortíssimo argumento de vendas, além de ter ajudado a democratizar esse tipo de tecnologia no segmento e motivado a concorrência a se mexer nesse aspecto.

Trata-se do sistema MyLink, uma central multimídia com serviços integrados que, na época, só se via em modelos bem mais caros. 

Através de alguns botões físicos e uma tela sensível ao toque, o motorista pode configurar diversos parâmetros do carro e parear seu smartphone via bluetooth ou cabo USB. 

O equipamento caiu rapidamente nas graças do público e era um diferencial decisivo do Onix, mas não o único. O modelo já chegou ao mercado trazendo airbags duplos frontais e freios ABS, itens que só viriam a ser obrigatórios alguns anos depois. 

Veja as avaliações completas dos principais concorrentes do Chevrolet Onix:

Principais pontos fortes 

Revenda

Mesmo sendo um novato, o Onix conseguiu o feito de se estabelecer como o carro mais vendido do Brasil por anos seguidos. Isso faz desse modelo uma excelente moeda de troca e um carro bem aceito em qualquer negócio. 

Custo de manutenção  

Usando os conhecidos motores da Família I, o Onix G1 é um carro tranquilo e barato de se manter, o que também se deve ao seu grande volume de vendas. 

Conectividade

O sistema MyLink abriu as portas da conectividade para os compactos de entrada. Ter uma central multimídia com conexão bluetooth para smartphones em um carro popular foi algo que o Onix possibilitou e é, sem dúvidas, um dos pontos mais apreciados pelos proprietários. 

Principais pontos fracos 

Segurança  

A vida do Onix não foi fácil nesse aspecto. O modelo nunca recebeu itens de segurança (além dos obrigatórios por lei), o que se somou à sua estrutura com qualidade aquém do esperado e resultou em notas ruins nos testes de colisão.

A situação só melhorou a partir de 2018, quando a Chevrolet promoveu alterações no modelo para contornar tais problemas. 

Tecnologia

Ao mesmo tempo em que a Chevrolet inovou ao incluir o sistema MyLink no Onix, a marca “derrapou” ao achar que isso seria o suficiente. O Onix G1 não é um carro adequado para quem gosta de modelos recheados de itens de série. 

Desempenho

A decisão de usar os motores da Família I deixou o Onix mais confiável, mas menos esperto do que os concorrentes, embora isso seja mais perceptível nos modelos equipados com câmbio automático. 

Outros concorrentes 

Histórico de versões 

2012/2013

Foto de um Chevrolet Oniz LTZ 2013 branco sendo dirigido em uma rua de asfalto.
Chevrolet Onix LTZ 2013 – Foto Novidades Automotivas
  • LS;
  • LT 1.0;
  • LT 1.4;
  • LTZ – Modelo de lançamento. 

2013/2014

Foto de um Chevrolet Onix LTZ 2014 cinza estacionado em uma rua de asfalto.
Chevrolet Onix LTZ 2014 – Foto Revenda Mais
  • LS;
  • LT 1.0;
  • LT 1.4;
  • LTZ – Linha 2014. 

Novidades: 

  • Acréscimo do câmbio automático para as versões com motor 1.4; 
  • Nova calibragem para o câmbio manual; 
  • Nova opção de cor Azul Sky. 

2014/2015

Foto de um Chevrolet Onix LS 2015 branco estacionado em uma rua de asfalto.
Chevrolet Onix LS 2015 – Foto CarroSP
  • LS;
  • LT 1.0;
  • LT 1.4;
  • LTZ – Linha 2015. 

Novidades – versões com motor 1.4: 

  • Volante multifuncional revestido em couro. 

2015/2016

Foto de um Chevrolet Onix Effect 2016 branco sendo dirigido em uma rua de asfalto. Ao fundo, é possível ver um muro grafitado.
Chevrolet Onix Effect 2016 – Foto Revista Carro
  • LS;
  • LT 1.0;
  • LT 1.4;
  • LTZ;
  • Effect – Linha 2016. 

Reposicionamentos: 

  • Acréscimo da versão Effect. 

Novidades: 

  • Volante multifuncional para modelos equipados com sistema MyLink;
  • Nova opção de cor Cinza Graphite. 

2016/2017

Foto de um Chevrolet Onix Activ 2017 marrom estacionado em uma rua de asfalto.
Chevrolet Onix Activ 2017 – Foto Usados BR
  • LT 1.0;
  • LT 1.4;
  • LTZ;
  • Activ – Linha 2017, primeiro facelift. 

Reposicionamentos: 

  • Retirada das versões LS e Effect; 
  • Acréscimo da versão Activ; 
  • Retirada da transmissão manual de cinco marchas; 
  • Acréscimo da transmissão manual de seis marchas. 

Novidades – Todas as versões: 

  • Para-choques redesenhados; 
  • Novos faróis e lanternas; 
  • Faróis com luzes de posição em LED (somente versões mais caras); 
  • Nova calibragem para a transmissão automática de seis marchas; 
  • Novos grafismos para o painel de instrumentos; 
  • Novos revestimentos no interior; 
  • Sistema OnStar; 
  • Direção elétrica. 

2017/2018

Foto de um Chevrolet Onix Joy 2018 branco estacionado em uma rua de asfalto.
Chevrolet Onix Joy 2018 – Foto iCarros
  • Joy;
  • LT 1.0;
  • LT 1.4;
  • Effect;
  • LTZ;
  • Activ – Linha 2018. 

Reposicionamentos: 

  • Acréscimo das versões Joy e Effect. 

Novidades – A partir da versão LT

  • Luz traseira de neblina; 
  • Nova opção de cor Azul Imperial. 

2018/2019

Foto de um Chevrolet Onix Advantage 2019 prateado sendo dirigido em uma rua de asfalto.
Chevrolet Onix Advantage 2019 – Foto GHZ
  • LT 1.0;
  • LT 1.4;
  • Advantage;
  • Effect;
  • LTZ;
  • Activ – Linha 2019, modelo final. 

Reposicionamentos: 

  • Retirada da versão Joy; 
  • Acréscimo da versão Advantage. 

Novidades – Todas as versões: 

  • Nova chave; 
  • Cintos de três pontos e encosto de cabeça para o ocupante do meio no assento traseiro. 

Versão LT: 

  • Computador de bordo com mais funções; 
  • Câmera de ré (quando a central MyLink estiver equipada); 
  • Novos revestimentos no interior. 

Versão LTZ: 

  • Novas rodas; 
  • Nova opção de cor Azul Infinity; 
  • Acabamento em preto brilhante na coluna B; 
  • Novos revestimentos para os bancos. 

Versão Activ: 

  • Novas rodas; 
  • Novo acabamento interno; 
  • Nova iluminação para o painel de instrumentos. 

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